sábado, 7 de setembro de 2013

TEDTalks - 5 palestras emocionantes

Tá de bobeira no sábado e procurando fontes de inspiração para o dia/semana/mês/ano? Já disse sobre a minha recente descoberta das palestras do TED. Para quem é iniciante no site, eles oferecem o New to TED?, uma playlist com 11 palestras que você TEM que assistir, sobre os mais variados assuntos. Entre essas e outras palestras que assisti, vou postar algumas das que mais me tocaram e indico para vocês (clique nos títulos para abrir o site do TED porque não sei postar os vídeos aqui - ainda).



Uma das primeiras que assisti. Que tal substituir essa necessidade de fazer mil coisas e compartilhar tudo a toda hora, sem realmente aproveitar o momento? O designer Paolo Cardini defende em pouco tempo e bastante convicção a ideia de que precisamos encontrar nosso mundo monotarefa nesse mundo multitarefa, lotado de informações. Bacana.



Quando ela terminou a sua primeira poesia, eu já estava em lágrimas. Sarah Kay, poetisa, contadora de histórias e super fofa, fala de como teve sua habilidade de expressar com poesias alimentada e incentivada e como, mais tarde, criou o V.O.I.C.E , onde tenta despertar em crianças a consciência de que podem se expressar através da palavra, com histórias/poesias. É simplesmente fantástico. (Engraçado que não consegui fazer o exercício das coisas que são verdade para mim T-T).



Se tem uma coisa que SEI nessa vida, é que dormir é importante para manter o equilíbrio emocional (e ajuda até a emagrecer, acredita?). Nessa palestra, o neurocientista Russel Foster fornece mais dados sobre a importância do sono e dicas sobre a quantidade de sono adequada e como moldar o ambiente para dormir melhor. 



Tão emocionante quanto a da Sarah Kay, na minha opinião. A escritora etíope fala sobre o perigo de construir percepções sob apenas um ponto de vista. Assim, ela relata a decepção de sua colega de quarto quando, ao ir estudar nos Estados Unidos, não falava dialetos, não sabia músicas "tribais"e outros "mitos" construídos quando se tem apenas um ponto de vista, quando se houve apenas uma fonte sobre determinado assunto. Reparem o quanto ela é LINDA. Sério. 



Quando estudamos liderança, somos orientados a observar diversos aspectos relativos à personalidade, comunicação, relações interpessoais, percepção etc. Na palestra, a pesquisadora fala sobre o estudo que conduziu em que pessoas introvertidas, com baixa autoestima, sofreram alterações hormonais e de personalidade ao adotar posturas de superioridade. O fim do vídeo me emocionou muito e me identifiquei com a Amy e com a estudante que ela cita no vídeo.

Historinha: um dia, na faculdade, fui ao banheiro e assumi a posição de "Mulher Maravilha", olhando pro espelho e tentando contabilizar 2 minutos. Só que uma colega de classe entrou no banheiro enquanto estava lá, me encarando, e eu disse que estava tomando coragem pra entrar em sala ao invés de dizer que estava tentando me tornar mais altiva, superior, para assistir as aulas me sentindo mais segura. :)

Tem outros vídeos fantásticos que falam sobre arquitetura, justiça social, doenças mentais, arte... Mas esse, por enquanto, é o meu TOP 5. Espero que vocês assistam e compartilhem comigo o que sentiram, suas percepções.

Bom fim de semana! Até mais :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário